TALLES PEDE QUE PACIENTES AGENDADOS PARA EXÂME DE RAIO-X SEJAM AVISADOS SE FOREM DESMARCADOS

Data - 13/09/2023 15:39:00

O Vereador Talles enviou uma solicitação verbal ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Carlos Humberto Pagliosa, com cópia à Secretária de Saúde, Sra. Cristina de Araújo Pezzini. A solicitação tem como objetivo viabilizar a comunicação prévia aos pacientes agendados para exames de raio-x quando estes não puderem ser atendidos conforme programado. Em muitos casos, os pacientes aparecem ao local sem terem sido informados antecipadamente sobre a impossibilidade de atendimento, gerando transtornos significativos em termos de deslocamento e tempo perdido tanto para aqueles que residem na área urbana quanto para aqueles que pertencem às áreas rurais.

A falta de aviso prévio acarreta sérios inconvenientes tanto para os pacientes quanto ao funcionamento eficiente dos serviços públicos de saúde. Muitos pacientes precisam se deslocar para longas distâncias até o local marcado e acabam chegando sem saber que o exame não será realizado no dia pretendido.

Para evitar essa situação desconfortável, é fundamental implementar um mecanismo eficaz de aviso prévio aos pacientes agendados. Isso pode ser feito por meio de telefonemas ou mensagens móveis (SMS), informando-os com antecedência sobre qualquer alteração ou cancelamento no horário do exame.

Além disso, é essencial garantir a atualização regular do sistema informatizado utilizado pelo departamento responsável pelos agendamentos. Dessa forma, os profissionais de saúde podem verificar e reagendar os exames quando necessário. Essa melhoria contribuirá para evitar o desgaste prejudicial dos pacientes e também fornecerá uma gestão mais eficiente do tempo e dos recursos disponíveis.

A implementação de um aviso prévio aos pacientes agendados para exames de raio-x é uma medida necessária para garantir a organização e qualidade dos serviços públicos de saúde. Ao informar antecipadamente sobre qualquer alteração ou cancelamento no atendimento, será possível minimizar os transtornos e melhorar a utilização dos recursos disponíveis.